quarta-feira, 6 de julho de 2011

reflexões sobre curriculo


Reflexões sobre currículo


O projeto foi planejado de acordo com o currículo da escola da rede municipal e os PCNs, visto que foram priorizados conteúdos específicos para o desenvolvimento da oralidade leitura e escrita,como diversidade textual, interpretação , intertextualidade, reflexão e análise de textos prontos e de autoria e principalmente visando  desenvolver o comportamento leitor. Há também os conteúdos de história e geografia além das aulas de informática que devem ser oferecida s aos alunos e que fazem parte do currículo formal.
            Não foram explicitados porém as ferramentas e recursos que seriam utilizados para o alcance dos objetivos. Nem todos os conceitos, conteúdos e procedimentos que integraram as atividades  fazem parte do currículo formal, mas foram assimilados pelo aluno. É  o chamado currículo oculto.
            No currículo oculto apreenderam atitudes de solidariedade e desprendimento ao compartilharem idéias , revezarem  nas atividades com  micro, perceberam a importância e diversidades tecnológicas que podem ser utilizados na aprendizagem, e que o uso destas não possuem uma finalidade em si mesma ,mas que podem ser um recurso a mais na aquisição do conhecimento. No exemplo das atividades trabalhadas a atenção do aluno foi motivada para o sentido literário de observação dos diferentes textos. No entanto ele aprendeu como usar alguns recursos, que talvez o tenham motivado mais do que a atividade em si. Por exemplo: aprendeu dividir a página do monitor em duas colunas, além da digitação e outros recursos que precisou utilizar na atividade.
            Em sentido simplificado currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino. Além desse currículo, digamos, visível, há o currículo, oculto. As vezes a escola e os educadores nem percebem a  atuação e os efeitos que produzem. Desde que adentra a escola o aluno vai se apossando de sensações, informações e sentimentos . Estes podem ser relacionados ao prédio da instituição, aos funcionários, sejam da limpeza, da cozinha ou da área pedagógica. É  aquela parte inconsciente e não planejada que o aluno assimila. Pensando nessa realidade, precisamos, toda a comunidade escolar , de se ter o zelo com nossas atitudes, sejam atos ou omissões, por que o aluno mais do que entender, sente a mensagem oculta que passamos a ele. Estando conscientes ou não dessa assimilação ela acontece.  Comparando o currículo oculto poderíamos  plagiar a famosa frase não me lembro de qual autor: " O que você é grita tão alto que não posso ouvir o que você fala."

Nenhum comentário:

Postar um comentário